PR1MEIRO IMPACTO

PR1MEIRO IMPACTO

OUÇA RÁDIO MAROCA

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Algoritmo compara áudio em tempo real com material veiculado nas rádios, explica auditoria em relatório entregue ao TSE

 


Imagem: reprodução

A auditoria anexada ao pedido de processo administrativo da coordenação da campanha de Jair Bolsonaro, para apurar as 154 mil inserções de rádio a menos que a do ex-presidente Lula, detalha a metodologia utilizada pela empresa Audiency. O documento foi entregue em menos de 24 horas, prazo estipulado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

O documento assinado por Anacleto Angelo Ortigara, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que “que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda, podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes.

Entenda como funciona a auditoria

De acordo com a descrição da metodologia, a Audiency cria um algoritmo/código que captura o áudio emitido em tempo real pelo streaming público das emissoras, transformando-o em dados binários. Esses arquivos binários  são processados e  comparados com áudios cadastrados no banco de dados da plataforma por espelhamento. A armazenagem em banco de dados, com guarda dos dados pós-processados possibilitam, inclusive, buscas retroativas.

A esse processo de acompanhamento chamamos de checking de mídia ou auditagem de campanha e é ele que nos assegura o controle das veiculações da campanha, verificando o número de publicações ocorridas“, explica Anacleto em documento anexado à petição inicial. “Para que se realize esse acompanhamento, é fundamental termos dados que balizem as análises, e esses dados, quando devidamente tratados, abastecem um completo banco de dados com informações estratégicas importantíssimas, que permitem ao anunciante e sua agência avaliar a qualidade e eficácia de sua campanha publicitária, e o retorno do investimento realizado.”

A Audiency se colocou à disposição para fazer uma demonstração do sistema  – em tempo real e off line- , submetendo-se a responder todas as questões de natureza técnica ao TSE tendo disponibilizado, inclusive, o acesso com login e senha a técnicos e/ou profissionais designados pela corte eleitoral, para a efetivação de testes.

A defesa da campanha de Jair Bolsonaro apresentou, ainda, dez pastas de arquivos de mídia disponibilizadas num drive com gravações da programação das rádios Extremo Sul, Povo, Clube, Viva Voz, 89 FM, Bispa FM, Hits FM e Integração comprovando a não veiculação do número correto de inserções da campanha do atual presidente.

Segue link de acesso público da plataforma google drive, por meio do qual o digno Relator, sua assessoria ou o corpo técnico do Tribunal, poderão ter amplo e irrestrito acesso a todos os dados referentes à veiculação de inserções de rádio, que balizaram o estudo técnico apresentado, incluídos aqueles expressamente referidos na decisão ora em exame”, diz trecho da petição referindo-se às mídias.

Com informações de O Antagonista

Comércio deve abrir quase 100 mil vagas temporárias para o fim do ano em todo o país

 

Foto: ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Quase 100 mil vagas temporárias serão abertas no comércio de todo país para o fim do ano. Além da expectativa de movimento maior na Black Friday e no Natal, a Copa do Mundo também deve alavancar as vendas.

“O temporário aparece na principal época do ano, que é novembro e dezembro, e a chance dele se destacar e ficar é maior. Se no momento mais difícil ela se destacou, então é sinal que eu posso ficar com ela no resto do ano”, diz o comerciante Lauro Pimenta.

No estado de São Paulo, os dirigentes lojistas estimam a abertura de 37 mil novas vagas temporárias, uma queda de 12% em comparação com o ano passado, que teve 42 mil vagas.

A pesquisa  ainda mostra que 87% das empresas não demitiram funcionários nos últimos meses, mas também não contrataram, e que comerciantes aguardam uma decisão nas urnas antes de se arriscarem a expandir.

“Nós temos uma expectativa ainda de não conhecimento das políticas econômicas dos candidatos. Temos uma certa incerteza, mas também temos um outro cenário que você deve levar em conta, é que muitas empresas não estão contratando apenas pra vagas temporárias, e sim vagas efetivas”, diz Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.

A previsão é de que sete em cada 10 vagas terão prazo determinado de até três meses, e 16% devem de fato se converter em efetivação, com salário de pouco mais de R $1.600. Vendedor (29%), ajudante (24%), e balconista (16%) estão entre as principais funções temporárias.

Cícera Pavão, que estava sem emprego há 15 dias, conseguiu trabalho em uma loja no centro de São Paulo, e agora está em fase de experiência: “você tem que mostrar agilidade, atender bem ao cliente, sempre estar tratando bem o cliente, com simpatia. Essa vaga eu não deixo escapar, porque é muito bom estar trabalhando aqui”.

SBT News

TRE proíbe uso da UFRN para propaganda eleitoral

 

Foto: Reprodução

Partidos e parlamentares que usaram as dependências de instituições públicas para a realização de propaganda político-eleitoral deverão responder junto à Justiça Eleitoral, conforme denúncias que estão sendo encaminhadas, por exemplo, ao aplicativo Pardal.

Exemplos são as quatro notificações que o juiz responsável pelo poder de polícia da propaganda eleitoral, Cleanto Fortunato da Silva, inicialmente ao reitor José Daniel Diniz Melo, que no dia 20 foi orientado sobre a vedação de veiculação de propaganda de qualquer natureza em bens públicos, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, ontem, foi a vez das notificações direcionadas ao Partido Liberal (PL), à deputada federal Natália Bonavides e à deputada estadual Isolda Dantas, ambas do PT.

Acerca do “Lula Day” ocorrido na quinta-feira (20), a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que a denúncia foi recebida quando o evento já estava sendo realizado.

Em relação a dois eventos ocorridos na tarde de ontem, houve notificação também para os atos pró-Lula e pró-Bolsonaro anunciados para ocorrer dentro da UFRN.

Ainda assim, os dois eventos terminaram ocorrendo da Universidade. Nos dois casos, segundo a Assessoria do TRE, o cartório da 3ª Zona Eleitoral encaminhará cópias das denúncias e dos termos de constatação para o Ministério Público Eleitoral para fins de representação.

O juiz da 3ª ZE, Cleanto Fortunato, informava na notificação enviada ao reitor José D. Melo, que “não pretendia exercer qualquer tipo de censura prévia sobre a livre manifestação do pensamento ou sobre o debate próprio dentro do ambiente universitário”, mas apenas advertir quanto aos excessos da propaganda, “posto que o poder de polícia se restringe às providências necessárias para inibir as práticas ilegais”.

O aplicativo Partido havia recebido 581 denúncias até ontem, a maioria delas em Natal (262,), seguida de Mossoró (88) e Parnamirim (38).

Tribuna do Norte

SAIBA MAIS: TRE notifica UFRN, PL e deputadas do PT para não realizarem eventos eleitorais no Campus

Susana Naspolini, repórter da Globo, morre de câncer aos 49 anos

 

Foto: Reprodução/Instagram

A repórter da Globo Susana Naspolini morreu nesta terça-feira (26) de câncer, aos 49 anos. A informação foi confirmada pela filha dela, Julia, de 16 anos.

“Oi, amigos, Julia aqui. É com o coração doendo que venho contar pra vocês que a mamãe não está mais com a gente. Ela lutou muito, nossa guerreira! Agradeço muito pelas orações, muito mesmo, muito obrigada, mas infelizmente não deu”, escreveu a jovem no perfil da mãe.

Susana estava internada há mais de uma semana em São Paulo. A jornalista foi diagnosticada com um câncer em fase de metástase no osso da bacia. Em setembro, ela passou oito dias internada no Rio de Janeiro em virtude de uma infecção e imunidade baixa.

Semana passada, Julia postou um vídeo também no perfil da mãe explicando a situação, que era considerada gravíssima pelos médicos.

Splash – UOL

STF nega pedido da PGR e mantém resolução do TSE sobre fake news

 

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Por 9 a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) manter decisão do ministro Edson Fachin, que rejeitou o pedido do Ministério Público para suspender trechos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que busca agilizar a retirada de conteúdo com desinformação das redes sociais no período eleitoral.

A resolução foi aprovada na sessão do TSE de quinta-feira (20). Entre outros pontos, prevê que o tribunal pode determinar que redes sociais e campanhas retirem do ar links com fake news em até duas horas.

No sábado (22), o ministro Edson Fachin rejeitou o pedido da PGR para suspender trechos da resolução, porque não havia os requisitos necessários para a concessão de uma decisão liminar (provisória), além da “necessidade imperiosa de se garantir a segurança jurídica quanto ao regramento incidente sobre as eleições”.

A PGR pediu que Fachin revisse sua decisão ou que o pedido fosse levado ao colegiado do STF, em sessão virtual. Na decisão, o relator já tinha liberado o tema para julgamento no plenário virtual.

g1

Suprema Corte americana manda estado de NY recontratar funcionários não vacinados demitidos

 

Foto: Divulgação/Wikimedia Commons

O juiz da Suprema Corte de Nova York, Ralph Porzio, determinou na segunda-feira (24.out.2022) que a cidade de Nova York deve recontratar os funcionários públicos demitidos por não terem se vacinado contra a covid-19. A decisão não é definitiva e a prefeitura ainda pode recorrer.

Segundo o magistrado, a obrigatoriedade da vacinação é “arbitrária” e viola os direitos individuais. A ordem também estabelece o pagamento de salários correspondente ao tempo de afastamento.

As demissões se deram depois que Nova York anunciou no ano passado que a vacinação seria obrigatória para profissionais da saúde. Em 20 de outubro de 2021, a rede Northwell Health, considerada a maior prestadora de serviços de saúde de Nova York, demitiu 1.400 funcionários não vacinados.

Segundo o juiz, a vacina contra o coronavírus “não impede que um indivíduo contraia ou transmita” a doença. Porzio disse ainda que os funcionários não deveriam ter sido demitidos “por optarem por não se proteger”.

“Casos de ruptura ocorrem, mesmo para quem foi vacinado contra a covid-19. O presidente Joe Biden disse que a pandemia acabou. O estado de Nova York encerrou o estado de emergência de covid-19 há mais de 1 mês”, escreveu.

Poder360

Com déficit de 3,8 mil agentes, policiais cobram reposição de vagas

 

Foto: Magnus Nascimento

Com um déficit de 3,8 mil servidores na Polícia Civil, as entidades de representação da categoria apontam a necessidade de aumento do efetivo, com a convocação dos classificados no último concurso. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis, o Estado teria como repor mais 115 vagas de agentes, escrivães e delegados, deixadas por aposentadorias, exonerações e falecimentos, além das 360 nomeações efetivadas na semana passada. A comissão de classificados do certame diz que há espaço para reposição imediata dos postos, mas “falta de vontade política”. Com 1.251 agentes, RN tem hoje menos policiais do que em 2016, quando o baixo efetivo de 1.352 agentes motivou a abertura do concurso, segundo levantamento.

“O Tribunal de Contas e o Ministério Público autorizaram o governo a repor as aposentadorias e as mortes desde 2016, que poderiam ter sido repostos de forma imediata pelo governo, mas o governo não quis, preferiu fazer uma turma menor de 400 e só formou 360. Se o governo quiser tem vaga de reposição imediata, não precisa nem fazer acordo. É isso que estamos cobrando”, diz Adson Felipe Rocha, membro da comissão dos classificados. A TN tentou ouvir o Governo do Estado sobre a possibilidade de novas convocações, mas não obteve retorno.

Entidades representativas dos policiais civis ressaltam que o processo em curso, que deve empossar 360 agentes até novembro, somente repõe parte das vagas abertas pelos policiais que se aposentaram e não representa incremento real do efetivo. Com os novos convocados, o efetivo deve chegar próximo a 1,5 mil agentes, mas o organograma da instituição prevê 5.150 profissionais, portanto o déficit deve permanecer na casa dos 70%. Atualmente, sem os novos nomes, o déficit da corporação é de 75,8%. O Estado ainda terá mais 154 vacâncias, de policiais civis aptos a pedir aposentadoria.

Edilza Faustino, presidente do Sinpol, diz que a corporação trabalha hoje com cerca de 25% do efetivo previsto em lei. “Os novos 360 são importantes, mas não suprem a necessidade. Além de ser vaga para reposição, ainda não repõe todas as vagas. Ainda foram criadas 20 novas delegacias, sendo sete de defesa da mulher. Temos um déficit gigante de efetivo e se faz um concurso só para repor vagas e ainda cria novas delegacias. Mais delegacias demandam mais pessoal. Não estou dizendo que as delegacias não são importantes, pelo contrário, mas é preciso aumento de efetivo”, detalha.

De acordo com a comissão do concurso, outros 1.569 classificados, entre agentes, delegados e escrivães, aguardam convocação, o que ainda não tem data para acontecer. Todos já foram aprovados em todas as etapas anteriores ao Curso de Formação (CF). Para a primeira turma do CF foram chamados 400 classificados, sendo 300 agentes, 50 escrivães e 50 delegados. “A gente está pedindo novas turmas. Estamos cobrando uma segunda e uma terceira turma”, complementa.

Tribuna do Norte

Lula 53% X 47% Bolsonaro, diz PoderData

 

Foto: Assessoria PT/Cleber Caetano/Palácio do Planalto

Pesquisa PoderData sobre a disputa para presidente mostra cenário de estabilidade ainda favorável ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registra 53% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 47%. O estudo foi realizado de 23 a 25 de outubro de 2022, com 5.000 entrevistas e margem de erro de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

Há uma semana, Lula tinha 52% contra 48% de Bolsonaro quando se consideram só os votos válidos – desprezando brancos e nulos. A distância entre os finalistas foi de 4 para 6 pontos em uma semana.

“Ainda vejo um cenário de estabilidade. As variações foram dentro da margem de erro. Pode ser um efeito direto do episódio envolvendo Roberto Jefferson, muito explorado pela oposição ao presidente e com grande exposição na internet e na mídia tradicional, sobretudo na 2ª feira, bem no meio da realização da pesquisa. Não se pode dizer isso de maneira definitiva, mas foi o único fato com potencial para ter impacto nos resultados”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, 31 anos, coordenador do PoderData.

Poder360

Transporte público de Natal funcionará com catraca livre até 19h no domingo de eleição

 

Foto: Divulgação/ STTU

A operação do transporte público de Natal para o próximo domingo de eleições (30) foi definida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). De acordo com o planejamento, 100% das linhas urbanas operadas por ônibus estarão disponíveis com um incremento de frota em torno de 40% de uma operação típica de um domingo. Quanto aos opcionais, 100% das linhas irão operar.

O horário da operação com transporte gratuito para toda população será das 06h às 19h, com catraca livre, conforme decisão e anúncio do prefeito Álvaro Dias nesta segunda-feira (24). Os horários das linhas da operação especial de domingo estarão disponibilizados no site www.natal.rn.gov.br/sttu na próxima quinta-feira (27).

Ainda na operação para o dia das eleições, a STTU definiu o efetivo de 60 agentes de mobilidade urbana que irão fiscalizar e garantir a fluidez no trânsito, além das equipes de manutenção semafórica que estarão de prontidão para atender qualquer ocorrência na nossa cidade.

Com informações de Ponta Negra News

Deflação em combustíveis puxa queda de 0,64% nos transportes

 

Foto: Reprodução

A redução nos preços dos combustíveis fez as famílias brasileiras gastarem menos com transportes em outubro. O grupo Transportes passou de uma queda de 2,35% em setembro para um recuo de 0,64% em outubro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo foi responsável por -0,13 ponto porcentual para a formação da taxa de 0,16% do IPCA-15 neste mês.

A deflação no grupo foi puxada pela queda de 6,14% no preço dos combustíveis. A gasolina caiu 5,92%, maior contribuição negativa para o IPCA-15 do mês, -0,29 ponto porcentual. Houve quedas também no etanol (-9,47%), gás veicular (-1,33%) e óleo diesel (-3,52%).

Estadão Conteúdo

PR1MEIRO IMPACTO RN

 

É saudável levar crianças ao cemitério? Psicóloga do luto explica como a família pode conduzir esse momento





    Novembro é um mês marcado pelo Dia de Finados, uma data que pode ser difícil para pessoas que perderam um ente querido. O dia em si é um marco que convida a parar um pouco para lembrar dos que já foram. Mas, se para adultos lidar com o vazio da perda já é uma missão que demanda muita maturidade emocional e reflexão, como esse processo de adaptação ao luto acontece com as crianças?

    Pelo fato de ainda estarem em desenvolvimento cognitivo e emocional, o tema morte ainda é muito subjetivo para as crianças menores. Dentro desse contexto, cabe aos adultos responsáveis introduzirem o tema, deixando de lado os tabus que envolvem o assunto e o tratando com naturalidade.

    Em Natal, cemitérios e crematórios já se preparam para receber um grande fluxo de visitantes durante o mês, mais especificamente no dia 2 de novembro, e a dúvida de muitos pais é se é ou não recomendado levar crianças junto. Para Beatriz Mendes, psicóloga especialista em luto no cemitério e crematório Morada da Paz, o importante antes de tudo é iniciar um diálogo prévio sobre o assunto.

“A recomendação é que os pais possam pensar junto à criança sobre essa possibilidade. Elas jamais devem ser obrigadas a ir. Quando a questão é a participação dos pequenos em rituais, é importante levar em consideração a idade, e preparar a criança para o que ela vai encontrar e como funcionará o momento da despedida. Diante disso, ela poderá ter mais recursos para decidir ir ou não”, explica Beatriz.

    Caso a criança deseje ir, a psicóloga reforça que, mesmo depois de prepará-la para o que vai acontecer, é importante que os responsáveis se mantenham sempre presentes e atentos aos sinais que ela dá. “Em um momento tão sensível e, provavelmente, tão novo na vida da criança, é importante ter alguém de confiança respeitando suas necessidades, inclusive se ela desejar voltar para casa”.

    É compreensível que os pais, na tentativa de se blindarem de conversas difíceis e de proteger a criança da dor do luto, acabem excluindo os pequenos desse momento, não dando a eles a chance de se despedirem. Porém, a psicóloga Beatriz Mendes reforça que esse é um momento para ser vivido como uma família.

    “É importante que a criança possa ter acesso imediato à informação correta sobre o que aconteceu e a possibilidade de fazer perguntas. Além disso, o mais saudável é deixar que a criança participe do luto familiar, entendendo que ela terá espaço para expressar seus sentimentos, bem como manter a pessoa falecida em suas lembranças”, finaliza.



                                  NOTA - ANTÔNIO MARTINS RN










VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Gratuidade Passagem Ônibus



Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.





Adolescente de 16 anos vítima de exploração sexual é resgatada de casa de prostituição em João Câmara

Uma adolescente de 16 anos vítima de exploração sexual foi resgatada de uma casa de prostituição em João Câmara, no Agreste potiguar, na noite de terça-feira (25).

A operação foi conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também prendeu a gerente do estabelecimento e conduziu os envolvidos para a Polícia Civil.

O caso aconteceu na altura do km 102 da BR 406. Os policiais não informaram há quanto tempo a vítima trabalhava no local.

Ainda de acordo com a corporação, a gerente do estabelecimento deverá responder pelo crime de submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.






ESCÂNDALO RADIOLÃO: TSE responsabiliza emissoras por inserções de propaganda

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu, na manhã desta quarta-feira (26), as denúncias que a campanha de Jair Bolsonaro fez de que rádios, especialmente no Nordeste, deixaram de veicular mais de 150 mil inserções de suas propagandas eleitorais. A Corte Eleitoral disse que não é ela quem faz a distribuição do conteúdo.

“Compete às emissoras de rádio e de televisão cumprirem o que determina a legislação eleitoral sobre a regular divulgação da propaganda eleitoral durante a campanha”, escreveu o TSE em comunicado. “É importante lembrar que não é função do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las.”

A Corte Eleitoral conclui ser papel dos canais de rádio e TV de todo o país manter contato com o pool de emissoras, recebe as mídias encaminhadas pelos partidos em formato digital e que gera os sinais para todo o país.

Mais cedo, o TSE exonerou o encarregado pelas inserções no horário eleitoral. Alexandre Gomes Machado, que trabalhava como assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência, prestou depoimento à PF e disse acreditar que sua saída se deu às seguidas críticas às falhas da fiscalização e do acompanhamento destas inserções, que viriam ao menos desde 2018.

O Antagonista


ESCÂNDALO RADIOLÃO: Ex-servidor do TSE diz à PF que rádio relatou falta de peças de Bolsonaro

Foto: Reprodução

Um ex-servidor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que trabalhava até ontem (25) no setor do pool de emissoras do horário eleitoral gratuito disse à PF (Polícia Federal), hoje (26), que uma rádio de Minas Gerais informou à Corte eleitoral que faltaram inserções na propaganda eleitoral.

Alexandre Gomes Machado foi espontaneamente até a PF hoje, após saber da exoneração. Ele afirmou na delegacia que a emissora JM Online enviou e-mail à Corte dizendo ter deixado de levar ao ar 100 inserções do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) entre os dias 7 e 10 de outubro de 2022.

O UOL procurou a rádio por telefone e e-mail hoje. A reportagem questionou quando ela vai levar ao ar as inserções que faltam. Os esclarecimentos serão publicados quando forem recebidos.

A comunicação da rádio ao TSE teria ocorrido um dia depois de a campanha de Bolsonaro afirmar que várias emissoras estavam deixando de divulgar inserções publicitárias do candidato à reeleição.

A JM Online, porém, não está na lista de rádios cujas programações foram analisadas pela campanha —o trabalho da equipe se concentrou em emissoras da Bahia e de Pernambuco. A rádio é de Uberaba (MG) e pertence ao grupo JM de Comunicação, que inclui o impresso Jornal da Manhã, o site JM Online, a rádio JM 95.5 FM, a JM-TV e a Editora e gráfica Vitória.

Demissão. Alexandre Machado Gomes é funcionário concursado do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e, até terça-feira (25), estava cedido como assessor da Secretaria Judiciária do TSE. Ele disse que encaminhou ontem o e-mail da rádio JM Online à chefe de gabinete do secretário-geral, Ludmila Boldo, e que hoje foi exonerado da função, sem explicação do motivo.

“Acredita que a razão de sua exoneração seja pelo fato de que, desde o ano de 2018, tenha informado reiteradamente ao TSE que existem falhas de fiscalização e acompanhamento na veiculação de inserções da propaganda eleitoral gratuita”, afirmou Machado ao delegado da PF Carlos Castelo Rodrigues.

A Corte eleitoral afirma que, “em virtude do período eleitoral, a gestão do TSE vem realizando alterações gradativas em sua equipe”.

TSE não distribui peças da campanha. Em nota publicada no fim da manhã de hoje, o tribunal afirma que “compete às emissoras de rádio e de televisão cumprirem o que determina a legislação eleitoral sobre a regular divulgação da propaganda eleitoral durante a campanha”.

“É importante lembrar que não é função do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las seguindo as regras estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610”, acrescenta.

A Corte afirma que os canais de rádio e TV de todo o país devem manter contato com o pool formado por representantes dos principais canais de comunicação do país, localizado na sala V-501, na sede do TSE. É esse pool que “se encarrega do recebimento das mídias encaminhadas pelos partidos, em formato digital, e da geração de sinal dos programas eleitorais”.

UOL






Bolsonaro sobe o tom contra falha em inserções em rádios, acusa PT e avisa: “TSE deve explicações”

Foto: Joédson Alves

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição à Presidência, subiu o tom contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante agenda de campanha nesta quarta-feira (26) em Teófilo Otoni (MG). Hoje, a Corte Eleitoral decidiu exonerar o servidor responsável por receber arquivos com as peças publicitárias das campanhas eleitorais e disponibilizar os materiais no sistema eletrônico da Corte. Esse material é baixado pelas emissoras de rádio e TV, que, então, veiculam.

“Temos provas irrefutáveis da manipulação das inserções. O TSE quer dar por encerrado e excluído demitindo esse servidor. Ele já prestou depoimento nesta madrugada para a Polícia Federal. Vai mais além. Vai no PT. E temos também, quase que certeza, na ponta da linha eles manipularam juntos. Isso é gravíssimo, isso é fraude. Isso interfere no resultado de eleições. Eu sou vítima mais uma vez desse processo. Eu sou democrata. O TSE deve explicações. Os meus advogados estão estudando o que fazer. Porque, afinal de contas, […] lá não chegou a nossa informação. Mais que não chegar, para o PT, foi dado o nosso tempo lá, com dezenas de milhares de inserções”, disse.

Ontem, a campanha de Bolsonaro entregou à Justiça Eleitoral um relatório com denúncias de que o presidente e candidato à reeleição teria sido prejudicado ao ter menos inserções em rádios do que a campanha adversária, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O TSE disse ao R7 que se trata de uma demissão normal no funcionalismo público, sem relação com o episódio relatado pela campanha de Bolsonaro e que, desde que assumiu a presidência do TSE, Alexandre de Moraes vem fazendo mudanças pontuais na equipe.

R7





SERVIDOR EXONERADO: “Eu não fiz nada de errado e fui exonerado sem saber o motivo e sem nenhum tipo de conversa”

Foto: Reprodução

O servidor Alexandre Gomes Machado, exonerado na noite de ontem (25) do cargo de assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência, disse em entrevista exclusiva à CNN que “estão tentando criar uma cortina de fumaça” sobre a exoneração ocorrida horas após a campanha do candidato Jair Bolsonaro (PL) protocolar uma petição para sustentar a denúncia de que há discrepâncias entre as inserções publicitárias das duas campanhas.

A exoneração de Machado foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta quarta-feira. Ele exercia o cargo de coordenador do pool de emissorase era o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e da disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV.

“Eu não fiz nada de errado e fui exonerado sem saber o motivo e sem nenhum tipo de conversa” – explica o ex-servidor.

CNN Brasil





“Serei um presidente de um mandato só”, diz Lula

Lula (PT) se comprometeu, mais uma vez, a não tentar a reeleição caso volte à Presidência da República no pleito deste ano. “Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, disse o petista.

Ele deu a declaração em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (25), a quatro dias do segundo turno das eleições, marcado para domingo (30). Lula prometeu diversas vezes, ao longo da campanha, não tentar a reeleição se vencer.

Veja o Tweet:

O Antagonista


DATAS COMEMORATIVAS