PR1MEIRO IMPACTO

PR1MEIRO IMPACTO

OUÇA RÁDIO MAROCA

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Governo recupera avenida impactada pelas obras da Barragem de Lucrécia

 Com as obras ligadas à Barragem de Lucrécia já 74% concluídas, o Governo do RN iniciou a recuperação da pavimentação da Avenida Chiquinho Galdino, no município homônimo da barragem. O tráfego intenso de veículos e caçambas haviam danificado parte da via, durante a execução das obras realizadas no barramento principal do reservatório. Uma ação informativa foi realizada pelas empresas EIT Encalso (executora) e QS Oiticíca (Supervisão), para dar ciência do início das obras que devem durar cerca de 45 dias.


Em breve, começarão as obras para a recomposição da tomada d’água e outros pequenos serviços de conclusão, como a finalização das calhas. A intervenção tem previsão de ser entregue neste semestre, sendo uma das mais importantes do acordo de empréstimo mantido pelo Estado com o Banco Mundial, pois resolverá de maneira definitiva a instabilidade dos barramentos. O Executivo estadual está investindo mais de R$ 13 milhões no serviço, por meio do Projeto Governo Cidadão, com recursos do empréstimo ao Banco Mundial.

SEGURANÇA
A barragem terá um Plano de Ação de Emergência (PAE) como forma de se adequar ao Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O documento técnico identifica as situações de emergência que podem pôr em risco a barragem, além de estabelecer ações, definindo os entes a serem notificados dessas ocorrências. O PAE é um conjunto de ações físicas e de planejamento prévio – junto aos órgãos competentes – imprescindível para evitar ou minimizar danos com perdas de vida, às propriedades e às comunidades a jusante no caso de um eventual sinistro.
Com este objetivo, a Barragem de Lucrécia receberá um equipamento de sonorização, por meio da qual, junto às placas de sinalização, a população poderá ser alertada e direcionada aos pontos de segurança.

RECONSTRUÇÃO DE CASAS
Dois imóveis que foram impactados com a passagem de máquinas pesadas e com as obras do reservatório em geral foram reconstruídas com as dimensões tal qual às anteriores, e contando com algumas melhorias nos revestimentos cerâmicos, pinturas, instalações hidrossanitárias, forro e estruturas em concreto armado. Com a ligação da água e luz das residências, as famílias serão realocadas. A entrega dos imóveis será realizada após uma vistoria técnica por parte da supervisora e posteriormente visita com moradores para a verificação das instalações.






Ainda dentro das ações de finalização da Barragem de Lucrécia está a reconstrução de dois imóveis que foram impactados com a passagem de máquinas pesadas e com as obras do reservatório em geral.

As casas foram edificadas com as dimensões tal qual às anteriores, e contando com algumas melhorias nos revestimentos cerâmicos, pinturas, instalações hidrossanitárias, forro e estruturas em concreto armado. Com a ligação da água e luz das residências, as famílias serão realocadas. A entrega dos imóveis será realizada após uma vistoria técnica por parte da supervisora e posteriormente visita com moradores para a verificação das instalações.
Mais em governocidadao.rn.gov.br

#GovernodoRN #GovernoCidadão #Barragem #Lucrécia

















Iniciou-se a recuperação da pavimentação na Avenida Chiquinho Galdino, esse trecho está sendo recuperado devido ao tráfego de caçambas durante a execução das obras realizadas no barramento principal da Barragem Lucrécia. Empresa Executora: EIT ENCALSO Empresa Supervisora: QS OITICICA

 














Na manhã deste dia 16/01/2023, realizamos uma ação informativa aos moradores da Avenida Chiquinho Galdino, centro, Lucrécia-RN, repassando que será dado início a restauração dos trechos do calçamento da referida localização, com prazo estipulado de até 45 dias, deixando assim, todos cientes da circulação de máquinas, manuseadas por profissionais capacitados, instalação de placas sinalizadoras e as recomendações a serem seguidas por parte dos pedestres que trafegam nas proximidades.
Nesta ocasião, salientamos as precauções com crianças em torno da área, animais de estimação e transportes que possam ocupar espaços a serem refeitos.
A ação contou com a equipe de comunicação, os jornalistas: Ismael Silva da EIT ENCALSO ( executora) e Fábio Júnior Venceslau da QS OITICICA ( supervisora), além da assistente social, Juliana Morais e a técnica de segurança do trabalho, Rossana Sampaio, atingindo assim um número satisfatório de habitantes que no ato da visita porta a porta, foi possível esclarecerem as suas dúvidas e colaborar com os nossos resultados, onde trabalhos desta natureza, tendem a combater o fake news ou qualquer outra desinformação inverídica que possa se espalhar na comunidade, no que se refere o projeto da obra em curso.