PR1MEIRO IMPACTO

PR1MEIRO IMPACTO

OUÇA RÁDIO MAROCA

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

QS OITICICA

  A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu a ordem de serviço para o início das obras de elevação de 2,5 metros da parede de barramento da Barragem de Oiticica. Esta ação leva em conta o acordo feito com o Movimento dos Atingidos de forma a não prejudicar os moradores do local. Com este serviço, a capacidade da barragem de armazenar água vai passar dos atuais 47 milhões para 75 milhões de metros cúbicos ainda em 2023.


Segundo o secretário Paulo Varella, a elevação da parede prepara a barragem para algumas atividades e manobras técnicas que precisam ser feitas no processo de conclusão do reservatório. “Isso está sendo feito conforme o grande pacto social que transformou essa obra de pedra e cal nesse grande e amplo complexo hidrossocial, importante não só para o Seridó, mas para todo o Estado.”

Além disso, informou Varella, já havia sido iniciada a implantação da nova rede de energia elétrica no entorno na bacia hidráulica, lançado o processo de contratação de empresa para a construção da Agrovila de São Fernando e estão sendo concluídos 128 quilômetros de vias de acesso. A licitação para a Agrovila de Jardim de Piranhas será lançada em breve. A previsão é de que o complexo Oiticica seja concluído no primeiro semestre de 2024.

QS OITICICA

 “O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a segurança da população, assegurando que todas as medidas necessárias foram tomadas para mitigar riscos e proteger o patrimônio hídrico de Lucrécia. O treinamento deste sábado é um marco significativo nesse compromisso contínuo com a segurança e bem-estar da comunidade local”, finalizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.

O treinamento deste sábado (9), ocorreu em parceria entre Banco Mundial ,o Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, Semarh, Secretaria de Saúde municipal, Igarn, e a Defesa Civil do Estado, a Prefeitura de Lucrécia, a empresa de Fiscalização da obra, QS Oiticica ( Quanta Consultoria/Setec Hidrobrasileira) e a TECAL ( Soluções em tecnologia).
As iniciativas empreendidas, fruto do trabalho conjunto do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), representam um investimento expressivo, ultrapassando a marca de R$ 20 milhões. Este montante abrangeu uma série de medidas preventivas, desde a revisão e readequação de projetos até a implementação do sistema de alerta sonora.
A Barragem de Lucrécia, passa a ser agora no Rio Grande do Norte, a primeira barragem, entre todo o Nordeste, ao adotar o PSB e o PAE ( Plano de Ação de Emergência) firmando assim um compromisso com a segurança hídrica, conscientes de que essas medidas tornam-se ainda mais relevantes, diante as tragédias ocorridas em Brumadinho e Mariana, estado de Minas Gerais, destacando a importância de um planejamento sólido e de prontidão para garantir a segurança das comunidades circunvizinhas.
O consórcio QS OITICICA ( Quanta Consultoria e Setec Hidrobrasileira), avaliam de forma positiva a conclusão de mais uma importante obra, ainda mais por esse patrimônio representar o sentimento de tranquilidade na vida das pessoas beneficiadas.
Imagens e vídeos por: @joao_vital_photographer
Fotógrafo do Projeto Governo Cidadão



QS OITICICA - JUCURUTU/RN

 #GovernodoRN inicia nova etapa das obras na Barragem Oiticica que aumentará a capacidade provisória de armazenamento de água para 75 milhões de metros cúbicos!


As obras de elevação de 2,5 metros da parede de barramento já foram iniciadas, fazendo parte das prioridades do Governo Estadual e foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).


Além da Barragem Oiticica, localizada no município de Jucurutu, também estão em andamento o Ramal do Apodi, que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar, e o sistema adutor do Seridó.


#Barragem #Oiticica #Obras #Investimento 


Fonte: @governodorn