A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu a ordem de serviço para o início das obras de elevação de 2,5 metros da parede de barramento da Barragem de Oiticica. Esta ação leva em conta o acordo feito com o Movimento dos Atingidos de forma a não prejudicar os moradores do local. Com este serviço, a capacidade da barragem de armazenar água vai passar dos atuais 47 milhões para 75 milhões de metros cúbicos ainda em 2023.
Segundo o secretário Paulo Varella, a elevação da parede prepara a barragem para algumas atividades e manobras técnicas que precisam ser feitas no processo de conclusão do reservatório. “Isso está sendo feito conforme o grande pacto social que transformou essa obra de pedra e cal nesse grande e amplo complexo hidrossocial, importante não só para o Seridó, mas para todo o Estado.”
Além disso, informou Varella, já havia sido iniciada a implantação da nova rede de energia elétrica no entorno na bacia hidráulica, lançado o processo de contratação de empresa para a construção da Agrovila de São Fernando e estão sendo concluídos 128 quilômetros de vias de acesso. A licitação para a Agrovila de Jardim de Piranhas será lançada em breve. A previsão é de que o complexo Oiticica seja concluído no primeiro semestre de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário