PR1MEIRO IMPACTO

PR1MEIRO IMPACTO

OUÇA RÁDIO MAROCA

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

MORRE AOS 50 ANOS DE IDADE A CANTORA E COMPOSITORA DE FORRÓ RITA DE CÁSSIA

 
Perdemos uma grande poetisa, inspiradora, cantou muito o nordeste, defendeu o sertão, valorizava a terra onde nasceu, divulgou o nosso forró.


Diferente de muitas cantoras de hoje que a inspiração é só falar de homem traidor, cachaça, cabaré e vulgaridade.






Observando bem, algumas composições de Rita de Cássia, ela fala de despedida.
Como por exemplo:
*Pra viver eternamente:*
" Se um dia , Deus te levar de mim "
*Asas da Imaginação:*
Deve haver um lugar
Onde o inacreditável sobrevive
Onde tudo é possível
Deixa a mente imaginar
Onde nosso pensamento
Faz viagem
E a gente sem bagagem, viaja
Pra encontrar.
No lugar que tudo é possível
Sem medo, sem dor
Só falar de amor
Deixa a mente imaginar
*O Bem e o mal:*
Disse que é uma estrela
Que a gente olha o céu para vê-la
E ela continua bem ali
*No Vôo da Asa Branca*
Peguei o voo da asa branca
E tive quer partir
Coração em pedaços
Fingindo pra não desistir
A vontade e coragem
E tudo na contramão
Deus sabe como deixei
O meu pequeno sertão.
Entre outras







O FORRÓ DE LUTO
Morre aos 50 anos a compositora Rita de Cássia, autora de “Meu Vaqueiro, Meu Peão’
Ela estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado.
Rita de Cássia Oliveira dos Reis (Natural da cidade de Alto Santo - Ceará, nascida em 08 de agosto de 1972).



A compositora e cantora Rita de Cássia, que ficou famoso por ser a autora de clássicos do forró como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de Um Vaqueiro”, morreu na noite desta terça-feira (3), em Fortaleza. Ela estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado. A artista lutava contra o diagnóstico de fibrose pulmonar.
Quem é Rita de Cássia?
Rita de Cássia é considerada “A Maior Compositora de Forró do Brasil”, por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. A sua primeira composição gravada foi “Brilho da Lua”, no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso absoluto e sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi “Sonho Real”, gravada pela Banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e em outros estados.
Em 1993 Mastruz com Leite agora grava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, que é uma explosão de sucesso em todo Brasil e torna-se o principal hino do nosso forró moderno. E a partir daí começa o estrelato de Rita de Cássia como compositora, já ganhando o diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a Poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo, e Rita de Cássia usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios todos os dias de vários locutores, bandas, críticos e principalmente dos jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.
Em 1994, ganha o prêmio “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País. Assim recebendo em 1995 os parabéns do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil juntamente com a Somzoom Stúdio. Foi também neste mesmo ano, que foi gravado o primeiro Cd intitulado “Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte”. No ano de 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento “Xx – O Século das Mulheres”, promovido pelo Jornal Folha do Comércio. Neste mesmo evento, ela foi homenageada e recebeu o título de “Compositora do Século Xx”.