PR1MEIRO IMPACTO

PR1MEIRO IMPACTO

OUÇA RÁDIO MAROCA

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

QS OITICICA

 Na tarde desta segunda (22), equipes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visitaram as obras da Adutora Seridó, em Jucurutu.

Também estiveram presentes equipes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) e representantes das prefeituras de São Vicente, Currais Novos e Acari.
📌Projeto Seridó
O Projeto Seridó no Rio Grande do Norte é um marco para o desenvolvimento regional. Suas obras, como a Adutora do Seridó, representam um compromisso com a segurança hídrica.
Serão investidos cerca de R$600 milhões na construção de uma infraestrutura hídrica que, quando concluída, vai levar água a cerca de 300 mil pessoas em 24 municípios do Rio Grande do Norte.
O Projeto Seridó tem o objetivo de garantir segurança hídrica ao Seridó potiguar, com a implantação de sistemas adutores para captação de água em reservatórios já existentes no sul da região, atendendo a pequenas demandas, e para retirada e transferências de água armazenada nas barragens Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, no caso de demandas mais significativas previstas até o ano de 2070.
As obras estão sendo executadas pela CODEVASF, empresa pública vinculada ao MIDR, e tem previsão para conclusão para 2025. 🚧💦 FONTE: @semarhrn









Em mais uma etapa da visita da comitiva da Casa Civil da Presidência da República e o do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a equipe da SEMARH se reuniu na tarde desta segunda (22) com as famílias da Agrovila Raimundo Nonato, em Jucurutu. 🏠🏠🏠
Na ocasião foi apresentado e aprovado pelas 37 famílias da agrovila o parcelamento dos lotes produtivos. Cada família vai ficar com 4,8 ha, além, da área de reserva legal, açude comunitário e 0,7 ha da casa residencial e quintal produtivo. Também foram discutidos, a estrada vicinal no entorno da área produtiva, o cercamento dos lotes, o Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A) e o diálogo com o Banco do Nordeste.
Participaram deste encontro a secretária da Casa Civil da Presidência da República, Cristiane Battiston; o assessor Carlos Alberto Perdigão; Erik Parente, gerente de projeto da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica; equipe da SEMARH, o secretário Paulo Varella; a coordenadora de Infraestrutura, Dara Guedes; o diretor presidente do IGARN, Paulo Sidney; o diretor técnico do IGARN, Procópio Lucena; a coordenação do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção do Complexo Hidrossocial Oiticica; o diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais do RN (Fetarn), Francisco Assis; equipe técnica do Consórcio QS/Oiticica, Emater, representantes de Sindicatos. FONTE: @semarhrn












O Governo do RN, através da Semarh e Igarn, participou de reunião realizada na agrovila Raimundo Nonato, zona rural do município de Jucurutu, nesta segunda-feira (22).
Na ocasião foi apresentado e aprovado pelas 37 famílias da agrovila o parcelamento dos lotes produtivos. Cada família ficará com 4,8 ha, além da área de reserva legal, açude comunitário, 0,7 ha da casa residencial e quintal produtivo.
Outros assuntos tratados durante a reunião foram: a estrada vicinal no entorno da área produtiva, o cercamento dos lotes, o Pronaf-A e o diálogo com o Banco do Nordeste.
Estiveram presentes à reunião: as 37 famílias da agrovila, a coordenação do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção do Complexo Hidrossocial Oiticica, a secretária da casa civil da Presidência da República, Cristiane Battiston, o assessor Carlos Alberto Perdigão, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Ministério do Desenvolvimento Regional, Erik Perpétuo, o Secretário da Semarh, Paulo Varella, a coordenadora de infraestrutura da Semarh, Dara Guedes, diretor-presidente Igarn, Paulo Sidney , o diretor-técnico do Igarn, Procópio Lucena, o diretor da Fetarn, Francisco Assis, Emater, Sindicatos e técnicos da Semarh.
.
.
.
.
.
.
.